sexta-feira, 23 de março de 2012

Como foram feitas as caras dos presidentes nas montanhas Dakota?




Os trabalhadores começaram escavando o Monte Rushmore, no Estado de Dakota do Sul, que tem mais de 2.000 m de altura. Depois, com a ajuda de cabos de ferro presos aos blocos de pedra, eles dinamitavam e perfuravam as rochas sob a instrução do escultor Gutzon Borglum. Por fim soldaram as primeiras partes das cabeças nas rochas. Aos poucos foram acrescentando um a um os detalhes: as sobrancelhas, os olhos, narizes e bocas. Os trabalhos de construção das faces começaram em 1927, duraram 15 anos e custaram mais de US$ 1 milhão. Cada face tem 20 metros de altura. Os presidentes escolhidos foram George Washington, Thomas Jefferson, Theodor Roosevelt e Abraham Lincoln. Entretanto Borglum morreu em 1941 e não viu a sua obra totalmente finalizada. Todos os anos trabalhadores fazem obras de manutenção, limpando e recuperando as partes danificadas das faces.


Fonte: "Masters of American Sculpture: The Figurative tradition from the american renaissance to the millennium", de Donald Martin Reynolds, Abbeville Press Publishers

  A expressão LÁGRIMAS DE CROCODILO


Os crocodilos choram enquanto devoram suas vitimas, mas não é por pena delas não. Ao engolir, o alimento o crocodilo faz forte pressão sobre o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Dai surgiu a expressão derramar "lágrimas de crocodilo".

 

O primeiro video do YouTube

Você sabe qual foi o primeiro vídeo colocado no YouTube? Foi este aqui (veja abaixo), intitulado Me at the zoo,  que mostra um passeio feito pelo jovem Yakov Laptsiky pelo Jardim Zoológico. Foi colocado no ar em 25 de Abril de 2005 por Jawed Karim, um dos criadores do Youtube (juntamente com Steve Chen e Chad Hurley). Naquele tempo eles nem sonhavam com a possibilidade do YouTube ser considerado a melhor invenção do ano de 2006, pela revista Time. Em outubro de 2006 o YouTube foi comprado pelo Google pela incrível importância de US$ 1,65 bilhão. Em Abril deste ano, três anos após o Me at the Zoo, estimava-se que o site já tinha 83,4 milhões de vídeos armazenados. 

Pequeno Glossário de Informática




Navegando pela Internet ou mesmo lidando com programas (e problemas) em seu micro, muitas vezes você se depara com palavras e expressões do qual não tem a menor idéia do que pode significar? Então, aproveite este pequeno Glossário Básico de Informática e descubra se você acabou se tornando, ( mesmo que ainda um pouco perdido) um Mouse Potato:

A
Add-on: Programa feito para adicionar recursos ou personalizar um software
ADSL: Asymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital de Assinatura Assimétrica. Tecnologia que permite a transmissão de dados e de voz em alta velocidade, sem a interferência no funcionamento do serviço de voz (telefone) tradicional. É chamada de assimétrica porque os dados são transmitidos em velocidade diferentes na direção do usuário e da rede por um par de fios telefônicos comuns. A taxa máxima possível de ser atingida é de 8Mbps para dados recebidos da rede pelo usuário (downstream) e de 800kbps para dados transmitidos pelo usuário para a rede (upstream).

Adware: Programa malicioso que, assim como o spyware, é instalado e executado no computador durante a navegação à revelia do usuário. Em geral, os adwares exibem anúncios em janelas que se abrem sem aviso na tela e são acionados quando visitamos sites desconhecidos ou durante a instalação de programas de procedência suspeita.

Arcade: Máquina de jogos eletrônicos alimentados por moedas, como os fliperamas. Também é sinônimo de games antigos.

ASCII: American Standard Code for Information Interchange, ou Código-Padrão americano para Intercâmbio de Informações. Representa letras com números. É usado pelos PCs para transferir dados entre si.

Avatar: Personagem imaginário, criado pelo usuário de internet (à sua "imagem e semelhança") para circular em ambientes de realidade virtual

B

Backup: Cópia de segurança de dados e programas, feita em diferentes mídias, como fita magnética, CD, Zip ou até disquete

Banker: Vírus de computador do tipo 'malware' que tem por objetivo roubar senhas e informações bancárias.

Banner: Elemento gráfico de destaque aplicado a uma página web para uso publicitário.

Beta: Versão ainda em teste de um software ou de um novo aplicativo. Em geral é testada pelos próprios usuários que costumam apontar defeitos e sugerir ajustes

Blog: Espécie de diário publicado na web. Pode ser criado por qualquer internauta interessado em se comunicar com pessoas que tenham os mesmos interesses e mesmo por jornalistas como página de notícias de um determinado segmento.
Bluetooth: Tecnologia baseada em ondas de rádio que permite a troca de dados entre aparelhos sem fio (como notebooks, celulares e PDAs) e terminais fixos (PCs desktop) ou hardwares em um raio de até 10 metros. Mais usado em celulares.

bps: Sigla para bits por segundo, é a velocidade nominal divulgada pela operadora de telefonia em conexões à internet em banda larga. É diferente de Bp/s (bytes por segundo), que são as taxas típicas de download e costuma ser 8 vezes menor que o primeiro (bps)
Browser: Nomenclatura em inglês para navegador, programa ou interface utilizada para visitar sites na internet.

Buffer: Memória temporária usada para armazenar dados durante a troca de arquivos entre dispositivos fixos ou móveis com diferentes taxas de transferência.

Bug: Nome que se dá aos erros de programação existentes num software, que impedem, prejudicam ou alteram seu funcionamento

C
Cache: Pequena quantidade de memória utilizada para armazenar dados temporariamente, de forma a fornecê-los rapidamente quando solicitados pelo processador

Cavalo-de-Tróia (Trojan): Da expressão em inglês "Trojan horse", também chamado de Cavalo-de-Tróia. É um aplicativo ou programa desenvolvido por crackers - hackers mal intencionados especializados no roubo digital de dados - para entrar no computador de usuários conectados à internet e liberar uma "porta" para um invasor. Em geral se esconde sob a forma de um aplicativo útil ou inofensivo para o usuário. É inspirado na lenda do presente dado pelos gregos aos troianos, sob a forma de um sinal de paz mas que escondia em seu interior soldados gregos que invadiriam a cidade de Tróia.
Clock: Velocidade através da qual o microprocessador executa as instruções. Quanto mais rápido for o clock de uma CPU, mais instruções ela pode executar por segundo. A velocidade do clock é expressa em megahertz.

Cookie: Sempre que um internauta visita um endereço na internet, é emitido um arquivo que fica armazenado na memória do navegador web

Cooler: Pequeno ventilador que fica sobre o processador do computador para deixá-lo refrigerado a uma temperatura que não cause danos a seus circuitos
Creative Commons: Conceito criado por especialistas, como Lawrence Lessig, da Universidade de Stanford. Permite que autores liberem parcialmente direitos de suas obras para fins específicos (www.creativecommons.org)
D
DLL: Sigla de Dinamic-Link Library, ou biblioteca de vínculo dinâmico. Arquivo do Windows que armazena rotinas executáveis separadamente dos programas. Essas rotinas podem ser chamadas pelos programas e carregadas para a memória somente quando necessário. A caixa de diálogo para abrir ou salvar arquivos, por exemplo, é um recurso de Windows, contido numa DLL, que pode ser usado por qualquer aplicativo. Esse recurso facilita o trabalho dos desenvolvedores e tem a vantagem de padronização (o usuário trabalha sempre com a mesma janela em diferentes programas)

E

Emulador: Programa que simula uma determinada plataforma computacional em outra. Um exemplo é o emulador de console Atari, Nintendo 64 e outros. Esses programas permitem rodar jogos para esses consoles no computador.

F

Firewall: Barreira de proteção baseada em uma combinação de hardwares e de softwares que protegem o computador contra acessos externos não-autorizados

G

Gigabyte: Medida de volume de dados equivalente a 1.073.741.824 bytes. Abrevia-se GB

H

HD: Sigla para hard disk, do inglês disco rígido. Dispositivo de armazenamento de dados que emprega discos magnéticos rígidos

Hertz: Unidade de freqüência, medida em ciclos de segundo. Um ciclo por segundo equivale a 1Hz. Foi descoberta no século XIX pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, morto em 1894.

Hi-tech: Terminologia em inglês usada para classificar algum objeto ou comportamento como "de alto nível tecnológico" ou "de última geração". Hi é o diminutivo de high (alto, elevado).

Hooligan: Aplicativo que é instalado no computador do usuário comum e que, seu o seu conhecimento, impede a instalação de programas concorrentes e/ou a desinstalação de um programa próprio. A divisão do Yahoo na China foi processada por fazer uso de aplicativos 'hooligan' para evitar a desistalação da barra de navegação do portal de buscas.

HSDPA: High-speed downlink packet accesss. Ao pé da letra pacote de acesso em alta velocidade para dowload. É uma das novas tecnologias utilizada na comunicação de celulares com internet. Mais conhecidas como 3G.

I
Intranet: Rede interna de informações de uma empresa, entidade ou órgão público baseada na tecnologia da web. É usada para compartilhar informações entre os usuários registrados, sem permitir o acesso de outras pessoas.

J

Java: Linguagem de programação orientada a objetos e muito comum na criação de pequenos aplicativos (ou applets) para a internet ainda em ambiente WWW. Desenvolvida pela Sun Microsystems, é uma linguagem que permite criar conteúdo voltado para a portabilidade e que costuma ser classificada como mais ""leve"" que o C++.

Jpeg (.jpg): Formato utilizado para a compressão de imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. Também é utilizado para comprimir imagens animadas - quando ganha a terminação Motion JPEG (MPEG).

K

KBPS: Kilobits per second (kilobits por segundo). Unidade de velocidade de transmissão de dados.
Keylogger: Programa de computador malicioso que coleta o que é digitado no teclado pelo usuário e o envia ao cracker - hacker do mal especializado no roubo eletrônico de dados
L
LAN: Sigla para Local Area Network ou rede de acesso local. Sistema de comunicações em que vários equipamentos estão interconectados - via cabo ou redes sem fio - em uma área de cobertura reduzida. É por intermédio de uma LAN que, em geral, computadores de um mesmo ambiente de trabalho compartilham dados, acesso à internet e equipamentos periféricos, como impressoras.

LCD: Sigla para Liquid Crystal Display ou tela de cristal líquido. A tecnologia promete menor emissão de raios e menos riscos aos usuários. Consome menos energia e ocupa menos espaço.

Link: 1) Conexão estabelecida entre dois pontos de uma rede de comunicação; 2) Em radiotransmissão, é o termo usado para representar a transmissão entre unidades móveis e a sede da emissora, ou entre a conexão estabelecida com satélites e estações terrestres para geração, por exemplo, de eventos ao vivo; 3) Numa página na web, link é uma área sensível que, quando clicada, remete o usuário para uma outra página ou outro local na mesma página
Login: Identificação do usuário, em geral em acesso a uma rede ou a um ambiente web

♪ Sugestão Musicail do dia

Gigantismo Pituitário


Em medicina, o gigantismo é uma enfermidade hormonal causada pela exessiva secreção do hormônio do crescimento durante a idade do crescimento; se ocorrer na fase adulta é denominada de acromegalia.

Vítimas do gigantismo têm a vida muito curta e podem atingir 2,40m de altura

O gigantismo é uma anomalia da glândula pituitária que a torna extremamente ativa e provoca o crescimento anormal e acelerado do indivíduo. É preciso fazer a distinção entre pessoas normalmente altas, entre 1 metro e 95 a 2 metros e 10 centímetros de altura, e doentes de gigantismo, que podem atingir até 2 metros e 40 centímetros. Estes têm vida muito curta.

Na maioria dos casos é causado por um tumor na glândula pituitária, porém pode estar associado a outras enfermidades, como a Síndrome de McCune-Albright ou o Complexo de Carney.

Entre os sintomas se encontra o crescimento acelerado, as dores de cabeça, o atraso da puberdade, entre outros. Para confirmar a existencia desta enfermidade se recorre a exames de sangue para medir a quantidade de hormônio de crescimento e, a causa pode ser confirmada na realização de uma tomografia para descartar um possível tumor na glândula pituitária.

O tratamento consiste em reduzir a produção do hormônio de crescimento. Esta redução pode ser obtida pela administração de medicamentos, ou recorrer ao processo cirúrgico se a produção excessiva for ocasionada por um tumor.

Fonte: Wikipédia

 

Daltonismo 

O que é?

É uma alteração da visão que faz com que a pessoa tenha dificuldades – em menor ou maior grau – de fazer a distinção entre cores, principalmente o verde e o vermelho. Há os que têm problemas com o azul e também existem os que não têm a percepção de todas as cores, enxergando apenas em preto e branco ou tons de cinza, mas esses casos são minoria. O daltonismo é resultado de um defeito na retina, a parede do fundo do olho. Esse defeito afeta as células responsáveis pela percepção das cores (os cones). Como conseqüência, a pessoa deixa de ver – ou não vê com precisão - determinada cor. Estima-se que 8% da população seja portadora de daltonismo, a grande maioria homens (as mulheres não passam de 1% deste total).

O que acontece no olho de um daltônico?

A retina possui três tipos de células sensíveis a cores. Segundo a teoria Young-Helmholtz*, cada tipo é responsável pela percepção de uma determinada região do espectro luminoso. Na verdade pode haver uma certa sobreposição de regiões do espectro luminoso percebidas por cada tipo de célula, mas de forma geral essas regiões correspondem ao vermelho, ao verde e ao azul, que são, enfim, as cores primárias da visão. Essas cores primárias quando combinadas originam todos os outros tons. A cor que vemos depende diretamente de quanto é estimulada cada espécie de cone. Quando olhamos para a luz vermelha, somente os cones mais sensíveis ao vermelho enviam mensagens para o cérebro. Nas pessoas daltônicas os cones não existem em número suficiente ou apresentam alguma alteração que impede o envio adequado dessas mensagens.

* Em 1801, o físico inglês Thomas Young formulou a primeira explicação científica para a sensibilidade do olho humano às cores. Meio século depois, Hermann von Helmholtz, físico e fisiologista alemão, converteu essa explicação em teoria, universalmente aceita.

Por que alguém nasce daltônico?

O daltonismo é um transtorno hereditário de herança recessiva ligada ao sexo. Para entender melhor, devemos lembrar que os homens carregam um X e um Y, enquanto as mulheres carregam dois X. Geneticamente, o sexo é determinado pelo fato da pessoa apresentar XX (mulher) ou XY (homem). A mãe transmite para seus filhos o X, enquanto o pai pode transmitir mais um X (formando uma menina XX) ou um Y (formando um menino XY).
A herança mais clássica para o daltonismo está ligada ao cromossomo sexual X. O cromossomo é responsável por transmitir as características hereditários de todos nós. Se uma mulher recebe um cromossomo X com traços para o daltonismo de seu pai ou de sua mãe, ela não terá a doença pois seu outro cromossomo compensará o defeito. Nesse caso ela é chamada de portadora, pois, ela tem o gene alterado, não tem a doença, mas pode transmitir esse gene para seus filhos. Os homens, que não têm um cromossomo X a mais para compensar o defeituoso, terão a doença quando receberem um X alterado. Para que a mulher tenha daltonismo, seus dois cromossomos X têm que estar afetados, ou seja, o seu pai tem que ser daltônico e a mãe, portadora ou daltônica.

Como saber se sou mesmo daltônico?

O problema passa despercebido para muita gente, que só o descobre depois de devidamente submetido a um teste clínico. Casos em que o grau de dificuldade para assimilar cores é maior começam a ser descobertos no próprio dia-a-dia: uso de meias de cores diferentes ou combinações duvidosas de roupas. Normalmente, o daltonismo é detectado já na infância, quando a criança começa a aprender as cores. Procure um oftalmologista e converse com ele sobre suas dúvidas.


Caso o indivíduo não consiga distinguir o número (74) que consta no interior deste círculo, certamente é porque não consegue distinguir a cor verde e a vermelha, enxergando um círculo, em sua totalidade marrom.

Existe cura ou algum tratamento?

Embora ainda não exista cura para o daltonismo, isto não costuma ser traumático para a grande maiora das pessoas. Há porém, uma empresa americana fabricando lentes que permitiriam a distinção de cores pelos daltônicos. Elas seriam seletivas quanto à passagem de luz, bloqueando o necessário para corrigir defeitos da visão. Os tais óculos custam cerca de US$ 700. Mas alguns estudiosos ainda encaram a iniciativa com reservas alegando que não há estudos científicos que reconhecidamente indiquem o método.

Existem profissões proibidas para portadores de daltonismo?

Sim. A pessoa não poderá, por exemplo, pilotar uma aeronave, ser maquinista, trabalhar com navegação marítima porque as cores são essenciais para estas profissões. Porém isso não chega a ser um problema na hora de conseguir emprego na maioria das profissões.
E mais: Vincent van Gogh - ele mesmo, o pintor - era daltônico...

Há vários tipos de daltônicos?

O mais comum é o grupo de pessoas com dificuldades para o vermelho- verde, e este grau de percepção é bastante variado. Há os com problemas com azul-amarelo, mas estes são bastante raros. Importante ressaltar que nenhum dos portadores destes tipos de daltonismo mostra-se totalmente incapaz de identificar uma ou outra cor. Eles as percebem de maneira diferente e o grau desta diferença varia muito de pessoa para pessoa. Existe porém uma forma mais severa denominada de acromatopsia, a inabilidade para ver qualquer cor. Especialistas costumam chamar a atenção para o fato de que ninguém – seja daltônico ou não – enxerga exatamente igual ao outro.

Curiosidade
John Dalton, físico e químico ingles nascido em Cumberland, em 1766, criador da teoria atômica, estudou nele próprio a doença que acabou conhecida como daltonismo.

 

Por que nós temos a sensação de arrepio quando alguém arranha um quadro-negro?
Os músculos eretores dos pêlos, que causam o arrepio, podem ser ativados em duas situações. A mais comum ocorre pelo frio. A outra, menos freqüente nos seres humanos, é provocada pelo sistema nervoso e se chama ativação simpática. O sistema nervoso se divide em simpático, parassimpático e entérico. O sistema simpático é o responsável pela vida vegetativa do homem: é ele que faz o coração bater, que controla a respiração, o funcionamento da bexiga e assim por diante.
Esse sistema é também responsável por uma série de pacotes comportamentais que entram em ação frente a um estímulo ambiental. Isso é freqüente em outras espécies animais. O gato, por exemplo, ao ver um cachorro, eriça os pelos como forma de defesa, devido à ativação de um pacote comportamental do sistema nervoso simpático.
Para os seres humanos, o arranhão em uma lousa, de alguma forma, ativa esse sistema de resposta do organismo. O estímulo é percebido pelo corpo como algo desagradável, e sua resposta é o arrepio de pêlos. Essa é uma reação antiga do sistema nervoso, herdada de um antepassado distante do homem. A biologia é capaz de explicar o mecanismo do arrepio, mas é muito difícil traçar ao longo da evolução por que ele começou a ser produzido.
Por que os japoneses têm olhos puxados e nariz empinado?
Para sobreviver, o ser humano teve que se adaptar às condições da natureza. Acredita-se que os asiáticos têm uma espécie de prega de pele extra na frente das pálpebras porque precisaram se proteger da neve. Segundo estudos, seus ancestrais estiveram presos na Sibéria durante a Idade do Gelo. Os olhos puxados funcionariam como uma espécie de aba, impedindo que a neve se acumulasse na parte interna das pálpebras. Por terem olhos estreitos, protegiam-se contra a claridade da neve. O nariz mais curto, ou empinado, faria com que o ar pudesse ficar mais aquecido no seu trajeto até o pulmão.
Por que ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?

Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue passa em maior quantidade. Em regiões onde há mais vasos, como estômago, rosto e coração, há mais sangue circulando. Por isso você fica vermelho.
Você sabia que muitos bobos da corte eram deficientes físicos?
As deformidades dos bobos da corte eram uma das principais formas de entretenimento dos monarcas. Grande parte deles era anã, corcunda ou portadora de outras deficiências físicas. Alguns, inclusive, tinham a coluna cruelmente quebrada para melhor exercer o seu papel diante de reis e nobres. A profissão de bobo era comum entre os séculos XIV e XVI, no final da Idade Média.

Por que os machucados coçam quando estão cicatrizando?
Na verdade, a coceira faz parte do processo final da cicatrização das feridas. As cascas são apenas crostas de sangue ressecadas. A maioria dos médicos acredita que, durante a cicatrização, algumas fibras nervosas que servem de mediadoras, tanto para a dor quanto para a coceira, ficam irritadas e inflamam, causando a coceira. Em feridas profundas, causariam dor.

Dá para chorar debaixo d’água?


Dar até dá, mas não é um choro propriamente dito. Como você continua sentindo as emoções, suas glândulas não deixariam de produzir as lágrimas. Mas elas saírem dos olhos seria um trabalho difícil, já que, nessa situação, a água faz pressão contra os canais lacrimais atrapalhando — e até impedindo — o fluxo do choro. No caso de, vá lá, fazer com que as gotículas conseguissem vencer a pressão, seria como se nada tivesse ocorrido, já que elas se dissolveriam instantaneamente na água. Ou seja, seria um chorar introspectivo. Ninguém, a não ser você, poderia saber o que está acontecendo.

Sempre injustiçado




 

Kakashi 2